trânsito

VÍDEO: flagrantes mostram imprudência de motoristas nas ruas campeãs de multas em Santa Maria

Eduardo Tesch

Foto: Renan Mattos (Diário)

Você costuma passar pelas avenidas Borges de Medeiros, Dores e Walter Jobim? Pois saiba que ao andar ou dirigir por essas vias, está presente nas 3 campeãs de infrações cometidas por motoristas de Santa Maria no primeiro bimestre do ano. A lista (veja abaixo) das campeãs foi divulgada pela prefeitura na semana que passou. Na manhã de ontem, o Diário percorreu algumas delas e, em menos de cinco minutos, flagrou a imprudência dos motoristas.

Na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Olavo Bilac, a reportagem flagrou duas motos e três carros fazendo uma conversão em local proibido. Em um desses casos, o motorista cometeu cinco infrações: além de dobrar em local proibido, não usava cinto de segurança, falava ao celular, dirigia com apenas uma das mãos e não acionou a seta.  Já na Avenida Walter Jobim, havia carros estacionados sobre a calçada. Esta, inclusive, é a segunda infração mais cometida nos dois primeiros meses do ano: foram 207 casos registrados. 

Veja no vídeo abaixo


- Isso se atribui, única e exclusivamente, à falta de consciência dos motoristas. É uma coisa meio que geral, uma cultura de não obedecer as regras de trânsito. Tudo bem que existem as escolas de formação, que estão fazendo o seu papel, mas a gente não vê uma ação do poder público, também - ressalta o professor e consultor de legislação de trânsito José Milton Mendes de Paula. 

A falta de consciência dos motoristas não é registrada apenas em números, mas também por quem não mora na cidade. O empresário Gilnei Ohlweiler, 52 anos, vem todas as quartas-feiras a Santa Maria, a trabalho, e se impressiona com o trânsito. 

- Primeiro, as ruas são muito esburacadas. Depois, é notável que os motoristas não são tão educados como em outras cidades - avalia. 

PREVENÇÃO 
O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, destaca que a pasta trabalha em duas linhas de frente: prevenção e educação. Além disso, a ideia é aumentar a fiscalização em pontos específicos da cidade. 

- O trabalho que eu determinei ao departamento de trânsito é justamente levantar qual a motivação das infrações. Por exemplo, no mês de janeiro, o maior número de ocorrências aconteceu na Avenida Dores. Vamos buscar a motivação disso. Com base nos dados, nós faremos ações pontuais nos locais - destaca o secretário.

AS CAMPEÃS DE IRREGULARIDADES
As 13 ruas e avenidas com mais registros de infrações de trânsito e acidentes em janeiro e fevereiro de 2019 e o total de multas aplicadas no período: 

  • Avenida Borges de Medeiros - 186 
  • Avenida Dores - 144
  • Avenida Walter Jobim - 98
  • Rua Venâncio Aires - 56
  • Rua Tuiuti - 50
  • Avenida Rio Branco e Rua Dr. Bozano - 49**
  • Rua Pinheiro Machado - 35*
  • Avenida Medianeira - 28*
  • Avenida Presidente Vargas e Rua Antônio M. da Cunha - 26**
  • Rua José Bonifácio - 24*
  • Avenida Ângelo Bolson - 21
  • Rua Floriano Peixoto - 20*
  • Rua Nésio Beltrame - 10*
  • Total de autuações - 747

*Nessas vias, houve autuações em apenas um mês
**O levantamento da prefeitura não indica qual o número de infrações por via no período, mas apenas o total 

INFRAÇÕES MAIS COMETIDAS 

  • Dirigir o veículo segurando ou manuseando o celular - 288 
  • Proibido parar e estacionar - 207
  • Estacionamento regulamentado - 126
  • Transitar pela contramão - 40
  • Executar conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização - 53
  • Transitar com o veículo sobre calçada/passeio - 55
  • Avançar sinal vermelho - 15
  • Transpor bloqueio viário - 15
  • Total de infrações - 799

LOMBADAS ELETRÔNICAS E PARDAIS
Apesar de não estar na lista das principais infrações de trânsito cometidas pelos motoristas de Santa Maria no primeiro bimestre, o excesso de velocidade, principalmente em vias que já passaram pelas reformas do plano de recuperação asfáltica, como Dores e Walter Jobim, preocupa pedestres e motoristas.

- Está demais. Além de entrarem na contramão aqui (na Rua Antônio da Cunha), a correria na Walter Jobim é impressionante. Depois das obras da prefeitura que melhoraram o asfalto, ficou pior ainda - ressalta o frentista Tiago Bittencourt, 22 anos.

O secretário João Ricardo Vargas destaca que o processo para instalar quebra-molas para reduzir a velocidade dos carros é muito complexo e que a prefeitura está buscando uma alternativa para as avenidas.

VÍDEO: trânsito Rua Silva Jardim sofre alterações devido ao asfaltamento da Rio Branco

- No Código Nacional de Trânsito existem alguns pré-requisitos que são muito "pesados" para a colocação de quebra-molas. Evidentemente, temos que pensar na diminuição da velocidade, mas existe a questão do transporte coletivo, do Samu, da Brigada Militar. Por isso, está em andamento, e eu acredito que já está quase pronto, um edital para a aquisição de lombadas eletrônicas para serem instaladas nas avenidas Dores, Walter Jobim e Hélvio Basso - destaca o titular de Mobilidade Urbana.

No entanto, até que o processo licitatório seja concluído, a ideia é realizar uma operação conjunta com as polícias rodoviárias Federal e Estadual para uso de radares móveis.

- Não vamos ficar esperando pelas lombadas eletrônicas - adianta o secretário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A partir de hoje, usuários da RSC-287 podem opinar sobre duplicação da via e mais praças de pedágios Anterior

A partir de hoje, usuários da RSC-287 podem opinar sobre duplicação da via e mais praças de pedágios

Ótima a obra do asfalto novo. Ruim não haver agentes para controlar o trânsito Próximo

Ótima a obra do asfalto novo. Ruim não haver agentes para controlar o trânsito

Geral